O NOX e a Arquitetura Líquida

D_toren

O NOX é um escritório de arquitetura e design comandado pelo holandês Lars Spuybroek, que além de arquitetura, projeta interiores, objetos, instalações multimídia, textos e vídeos. Esse repertório variado impulsiona o diálogo entre a arquitetura e outras linguagens, gerando discussões entre outros profissionais acerca da tendência de uma nova arquitetura: a transarquitetura ou arquitetura líquida. Esta se relaciona com as arquiteturas do ciberespaço, aquela, imaterial, líquida, mutável e interativa. Desta forma, os integrantes do grupo vêm repensando novas maneiras de projetar e construir, levando-se em conta um espaço animado (vivo), utilizando técnicas de computação
gráfica.

AU 4120029

Diferente do pensamento tradicional que via o espaço como passivo, projetado a partir de coordenadas fixas e atemporais, a arquitetura líquida não descarta totalmente a idéia de malha rígida, a malha líquida trabalha em primeira, segunda e terceira dimensões, considerando fluxos, forças, movimentos e sempre aberta a possíveis transformações. Esse novo processo serve para organizar o espaço, utilizando modulações, variabilidades e flutuações contínuas, constituindo assim superfícies ondulantes e volumes disformes. Um exemplo são os Pavilhões da Água Doce e da Água Salgada, que integram o espaço arquitetônico com recursos de mídia interativa, gerando uma simbiose entre espaço real e virtual, em que estruturas e formas fluídas e envolventes da arquitetura se inter-relacionam com o contínuo fluxo de informações, trabalhando com os sentidos. Dessa forma o espaço se anima e se transforma continuamente, apresentando alternativas de caráter ecológico, cultural e artístico.

pavilhão da aguaAU 4120023NOX

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Natalia Eclea  On março 1, 2010 at 2:37 pm

    Estou estudando arquitetura Liquida para o meu trabalho final de graduacao, portanto adorei essa materia e queria ter mais acessos sobre esse conceito de uma arquitetura viva. Por favor quem puder me mande pelo e-mail.
    Obrigada.

    Natalia

    • CAROLINA GUIDO  On março 2, 2010 at 11:43 am

      Oi Natalia!
      O NOX fez parte do meu conteúdo de TFG e tenho algum material sobre ele. Vou te enviar.
      Abraço

      Carolina

      • Marina Ortiz da Silva Gorni  On setembro 14, 2011 at 10:49 pm

        Oi Carolina,
        Assim como a Natalia, também estou fazendo meu TFG com bese nos conceitos de arquitetura líquida.
        Tem como você me mandar o materia que têm??

        Abraço
        Marina
        ninisortiz@hotmail.com

      • CAROLINA GUIDO  On setembro 16, 2011 at 12:54 pm

        Oi Marina! tenho mais material sim sobre o assunto… esse texto é apenas um resumo de tudo. Fiz meu TFG baseado no conceito de arquitetura liquida! Vou enviar pra esse e-mail teu! Abç

  • Marina Ortiz da Silva Gorni  On setembro 14, 2011 at 10:46 pm

    Olá,
    Estou fazendo o meu trabalho final de graduação, e é baseado nos conceitos de Arquitetura Líquida, adorei a matéria! Mas queria mais material sobre o assunto! Alguém pode me ajudar??Me mandar por email??

    Obrigada
    Marina

  • Jackson Cleiton  On setembro 20, 2011 at 11:03 pm

    Oi, sou estudante de arquitetura e me interesei pelo assunto se puder me passar o conteudo que vc possui, quero me aprofundar nisso, abraços. meu e-mail é jackson.arq@hotmail.com vlw

  • pedro  On outubro 28, 2011 at 2:34 pm

    Ola sou estudante em portugal, tambem estou fazendo minha tese de mestrado em arquitectura liquida será que me podem enviar por email isso tudo pedrobarrosao@hotmail.com

    Obrigado
    Pedro

Deixe um comentário